Primeira tradução brasileira do grande tratado de Plutarco, “De Ísis e Osíris” nasceu da perseverança da professora Maria Aparecida de Oliveira Silva que, além de se encarregar do conteúdo, ainda encampou uma campanha de financiamento coletivo entre 2018 e 2022 para que os primeiros exemplares da obra fossem impressos.
Distribuídos os exemplares do crowdfunding, a tiragem esgotou. Agora, “De Ísis e Osíris” passa a integrar o portfólio da Editora Madamu e ficará disponível para os interessados em seu conteúdo integral, incluindo o prefácio da professora Margaret Marchiori Bakos, da Universidade Estadual de Londrina, o amplo estudo introdutório, o texto em grego antigo e a tradução em português, contextualizada pelas quase 550 notas explicativas elaboradas pela professora Maria Aparecida.
"De Ísis e Osíris" é um dos relatos mais conhecidos de Plutarco (45-120 d.C.) e mostra como o mito de Osíris teve profunda influência na história do Egito, abrangendo questões referentes aos principais aspectos dessa sociedade. Seu mito respondia questões e anseios pertinentes a todos os egípcios, sendo dessa forma adorado em todo o país. Possuía características e funções como deus relacionado aos ciclos da natureza, como a Lua, o Nilo e o grão, como mantenedor da ordem e da sucessão real e fundamentalmente como aquele que transcendeu a morte e foi reinar no Além-Tumba, tornando-se rei e juiz desse mundo.
Título: De Ísis e Osíris
Edição: 2a. edição, 2024
Autor: Plutarco
Tradutor: Maria Aparecida de Oliveira Silva
Páginas: 272
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-65-86224-56-6.
SOBRE A TRADUTORA
Maria Aparecida de Oliveira Silva é graduada em História (1996), Mestre em História Econômica (2002) e Doutora em História Social (2007) pela Universidade de São Paulo, com estágios na École française de Rome (PDEE/CAPES) e na Universidade Nova de Lisboa (FAPESP).
Pós-Doutora em Estudos Literários (2010) pela Universidade Estadual Paulista. Pós-Doutora em Letras Clássicas (2012) pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo Heródoto/Unifesp. Pesquisadora do Taphos. Grupo de Pesquisa em Práticas Mortuárias no Mediterrâneo Antigo/USP. Líder do Grupo CNPq LABHAM/UFPI. Pesquisadora do Grupo CNPq Linceu/Unesp-Araraquara. Pesquisadora do Grupo Retórica, Texto y Comunicación da Universidad de Cádiz. Membro do Conselho Acadêmico do Seminário de História e Filosofia das Religiões da Universidad Autónoma de Ciudad Juárez - México.
Autora de "Plutarco Historiador: Análise das Biografias Espartanas", Edusp, 2006 e "Plutarco e Roma: O Mundo Grego no Império", Edusp, 2014. Publicou o Estudo seguido de Tradução e Notas de Plutarco. "Da Malícia de Heródoto". (Edição Bilíngue) Edusp/Fapesp, 2013 e Estudos e Tradução de Plutarco. "Epítome da Comparação de Aristófanes e Menandro", com Ana Maria César Pompeu e Maria de Fátima Sousa e Silva. Imprensa da Universidade de Coimbra/Annablume, 2017.
Atualmente, dedica-se à tradução dos nove livros de Histórias, de Heródoto, com os seguintes títulos já publicados pela Edipro: Livro I - Clio (2015); Livro II - Euterpe (2016); Livro III - Talia (2017); Livro IV - Melpômene (2019); Livro V - Terpsícore (2020), Livro VI - Érato (2022) e Livro VII - Polímnia (2024).
Editora de Livros de Filosofia, Ciências Humanas, História e Literatura Clássica, entre outros. Impressão sob demanda e venda exclusiva pela internet. Os livros são enviados pelos Correios, ou podem ser retirados em nosso escritório, com horário agendado, na rua Rua Terenas, 66, conjunto 6, Alto da Mooca, São Paulo, SP.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade