A Editora Madamu lança a nova edição da História de Herôdotos na tradução direta do grego por Mário da Gama Kury. O grande relato de Herôdotos, juntamente com a História de Políbios e a História da Guerra do Peloponeso de Tucídides, completa a tríade dos fundadores da Historiografia Grega Antiga. Por meio de suas obras, estes três ilustres gregos propuseram mecanismos à escrita da história que foram fundamentais para o desenvolvimento posterior deste campo de estudos.
Além do valor intrínseco da obra de Herôdotos, a História tem o mérito de conter a primeira manifestação de filosofia política na literatura ocidental (capítulos 80-82 do livro III), e várias passagens que marcam o início da história constitucional nos livros V e VI, a propósito das mudanças de forma de governo em algumas cidades-estados da Grécia. Acrescente-se a isso a primeira profissão de fé na democracia, no capítulo 78 do livro V.
Herôdotos não foi somente um grande historiador, mas um extraordinário contador de histórias, e lhe devemos o relato de tantos episódios pitorescos e de tantas historietas preciosas que, para alguns leitores, constitui o melhor da longa narrativa. O leitor curioso encontrará na obra de Herôdotos, enfim, uma contribuição importantíssima ao estudo da etnologia, da sociologia, do folclore e das religiões.
Os críticos antigos, a fim de evitar a armadilha de estabelecer uma comparação direta entre os relatos de Herôdotos e de Tucídides, saíram-se com a seguinte afirmação: Herôdotos era o melhor historiador entre os que escreveram no dialeto iônico, enquanto a Tucídides cabia o título de melhor entre os que escreveram no dialeto ático.
Seja como for, ganha o leitor que tem em mãos uma excelente tradução, em volume único com 726 páginas, com os nove livros que compõem a obra de Herôdotos, mais de 1000 notas explicativas, índice onomástico e índice de assuntos selecionados.
BAIXE UMA AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO ++AQUI++.
Título: História
Edição: 2a.
Ano: 2023
Autor: Herôdotos
Tradutor: Mário da Gama Kury
Páginas: 728
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-65-86224-35-1.
SOBRE O AUTOR
Herôdotos nasceu em Halicarnassos, na Cária (atualmente Bodrum, na Turquia), aproximadamente em 484 a.C. Halicarnassos ficava próxima a Míletos, na Iônia, em sua época o centro mais florescente da cultura helênica. A Cária era uma das províncias do império persa, e, portanto, Herôdotos nasceu súdito de Xerxes, então o rei dos persas. Em 444/443, por iniciativa de Péricles, foram enviados colonos gregos à Itália para fundar uma cidade nova — Túrioi, na costa do atual golfo de Taranto, no local onde existira Síbaris, destruída havia pouco por sua vizinha Crotona. Herôdotos juntou-se aos colonos e tornou-se cidadão de Túrioi, cuja constituição teria sido elaborada por Protágoras de Ábdera, o primeiro dos grandes sofistas, que exerceu notória influência intelectual na Atenas do século V. Essa aproximação explica a existência na História de ideias nas quais é visível, pela primeira vez na literatura grega, a influência dos sofistas, principalmente nos capítulos 72 e 80 do livro III. Herôdotos teria vivido em Túrioi os últimos vinte anos de sua vida e lá teria morrido, provavelmente em 425 a.C. Suas ligações com Túrioi levaram Aristóteles e outros autores gregos a chamar o nosso autor de “Herôdotos de Túrioi”.
SOBRE O TRADUTOR
Mário da Gama Kury foi um dos mais destacados tradutores brasileiros de textos clássicos da cultura greco-romana. Ele traduziu mais de 30 textos como A Trilogia Tebana, de Sófocles, Oréstia, de Ésquilo, as obras filosóficas Ética a Nicômacos e Política de Aristóteles, a Vidas e Doutrinas de Filósofos Ilustres de Diôgenes Laértios, as Histórias de Políbios e Herôdotos, e organizou o Dicionário de Mitologia Grega e Romana, com aproximadamente três mil verbetes, considerado fundamental para o conhecimento dessas civilizações, sua pré-história, mentalidade, sentimentos e instituições.
Gama Kury nasceu em Sena Madureira, no Acre, em 30 de dezembro de 1922. Filho de imigrante libanês com mãe brasileira, o jovem acreano se formou em Direito e, nos anos 1940, começou a trabalhar na Cia. Vale do Rio Doce, lá permanecendo por mais de 30 anos. No início dos anos 1970, tornou-se diretor comercial da companhia.
Intelectual singular, Gama Kury falava seis línguas fluentemente. Quando se aposentou em 1976, pôde se dedicar mais intensamente à paixão de toda a vida: a tradução de clássicos da literatura greco-romana, diretamente do original para o português. O amor à língua de Aristóteles surgiu ainda menino ao folhear livros em grego da coleção do pai. Já adulto, decidiu aprender a ler “aqueles caracteres diferentes” por conta própria.
“Certa vez, meu pai me disse: ‘Quando você crescer, procure ler esses livros porque eles são eternos’. Aquilo ficou na minha cabeça e nunca mais saiu”, relatou o tradutor em entrevista para o livro comemorativo dos 60 anos da Vale, publicado em 2002.
Em abril de 2013, a família de Gama Kury doou à Academia Brasileira de Letras a biblioteca do tradutor, com mais de 1.700 livros. Incluem-se na coleção algumas raridades, entre elas um livro em latim sobre Aristóteles, datado de 1592, e um dicionário greco-romano, de 1877. Mario da Gama Kury faleceu no Rio de Janeiro, em 7 de outubro de 2016.
Editora de Livros de Filosofia, Ciências Humanas, História e Literatura Clássica, entre outros. Impressão sob demanda e venda exclusiva pela internet. Os livros são enviados pelos Correios, ou podem ser retirados em nosso escritório, com horário agendado, na rua Rua Terenas, 66, conjunto 6, Alto da Mooca, São Paulo, SP.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade