Livro Herança grega dos filósofos medievais | Miguel Spinelli | 2a. edição

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Chega ao mercado nova edição do livro Herança grega dos filósofos medievais, escrito pelo professor Miguel Spinelli. Esgotada há vários anos, trata-se de uma obra de referência que, muito além de ser uma História da Filosofia Medieval, constitui uma análise histórico-crítica da filosofia no contexto que se costuma chamar de medieval de sua história.

A herança

Do século II ao V, o Cristianismo se expandiu por todo o território romano, a ponto de tornar-se a religião oficial do Império. Assim que começou a se organizar como religião, o cristianismo constituiu para si uma elite de eruditos: aquela que veio inicialmente a ser chamada de Patrística e, logo depois, de Escolástica. A filosofia grega, sob vários aspectos, foi a maior fonte educadora desses dois momentos de erudição. Na Patrística, foram úteis os gregos e os latinos; na Escolástica, além dos gregos e latinos, também os árabes. Dos gregos, os escolásticos se valeram do status filosófico e da eloquência retórica; dos latinos, retiraram sobretudo a concepção com que consolidaram a estrutura hierárquica e jurídico-institucional da religião; dos árabes, colheram a habilidade e o método em proveito da Teologia.

O professor Spinelli, um dos maiores estudiosos da filosofia medieval no país, explica que o livro se ocupa prioritariamente com o que os escolásticos herdaram da Filosofia, e com o que fizeram dessa herança. A partir desta perspectiva, o texto vai explicitar o modo como a filosofia, em particular a grega, foi submetida a uma outra intentio mentis no percurso de sua história. Nela, se investiga como os medievais aprimoraram uma habilidade que lhes foi própria: a arte da dissimulação intencional, com a qual repotencializaram conceitos filosóficos dotando-os de outras intenções e de novos significados que não os de sua origem. A obra está voltada, por um lado, para o estudo de autores latinos (tais como Cícero, Porfírio, Proclo, Boécio) cujas obras, detentoras da herança grega, legaram para a vida acadêmica dos medievais a instrução e a erudição filosófica disponíveis; por outro, para os comentadores árabes (Al-Farabi, Avicena, Averróis, Maimônides), que forneceram aos escolásticos o status filosófico e a eloquência retórica que os doutrinadores cristãos, desde a Patrística, tanto procuraram.

Sumário

  • I. Os Mestres da Primeira Escolástica
    • 1. Cícero, Porfírio, Proclo e Boécio
    • 2. Santo Agostinho: a voz autorizada do modelo
    • 3. Filosofia, Política e Religião
    • 4. Scoto Erígena e os novos tempos da Filosofia
  • II. O Itinerário Filosófico de Anselmo de Cantuária
    • 1. A sua vida de monge, as obras e a habilidade dialética
    • 2. Ontologia e teoria dos universais
    • 3. Teoria da verdade e da significação
    • 4. Ética ou fundamentação do agir humano
      • 4.1. O conceito filosófico grego de phýsis enquanto “dever ser”
      • 4.2. O ponto de vista de Anselmo
  • III. A Dialética como Técnica Pedagógica da Escolástica e o Contributo de Pedro Abelardo
    • 1. O desenvolvimento da Dialética grega e do discurso argumentativo
    • 2. A recepção da Dialética na vida acadêmica e a fundação das Universitas studiorum
    • 3. A opção da Escola de Chartres pelas disciplinas do quadrivium
    • 4. A prática da Dialética na atividade do ensino
    • 5. Contributos de Pedro Abelardo: na Ética, na Dialética e na Linguagem
  • IV. Os Árabes e a Renovação Filosófica da Cultura Medieval
    • 1. Neoplatonismo e Aristotelismo: Al-Kindi e Al-Farabi
    • 2. Avicena e a reconciliação de Aristóteles com Platão e Plotino
    • 3. Al-Ghazali e a impossibilidade de se conciliar Filosofia e Religião
    • 4. Averróis e a reabilitação do Direito e da teoria aristotélica da Ciência
    • 5. O aristotelismo judaico de Avicebron [ibn-Gabirol] e de Maimônides
  • V. Institucionalização e Crise do Modelo Escolástico de Filosofar
    • 1. Os tradutores e a versão latina da Ciência árabe
    • 2. Os representantes aristotélicos da cultura latina
    • 3. A opção da Escola de Oxford pela Filosofia da Natureza
    • 4. O renascimento da Filosofia Grega e o despertar da Ciência
    • 5. Guilherme de Ockham: o anfitrião da Filosofia Moderna
    • 6. Duns Scot e o fim que levou a Metafísica de Aristóteles
    • 7. Ockham e a questão do Nominalismo
  • Indicações bibliográficas

 

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Título: Herança grega dos filósofos medievais
Edição: 2a. edição, 2025
Autor: Miguel Spinelli
Páginas: 420
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-65-86224-81-8.

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Sobre o autor
Miguel Spinelli foi professor de Filosofia, por um ano, na Faculdade de Filosofia de Braga, Portugal, e por 36 anos na Universidade Federal de Santa Maria, RS, onde ainda atuou por mais quatro como colaborador. É autor de várias obras: Filosofia e Ciência: Análise Histórico-Crítica da Filosofia de Pitágoras a Descartes; Filósofos Pré-Socráticos: Primeiros Mestres da Filosofia e da Ciência Grega; Helenização e Recriação de Sentidos: a Filosofia na época da expansão do Cristianismo, séculos II, III e IV; Questões Fundamentais da Filosofia Grega; Bacon, Galileu e Descartes: o renascimento da filosofia grega; Os caminhos de Epicuro; Epicuro e as bases de epicurismo; Epicuro e as bases do epicurismo II: A física de Epicuro.

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