A Introdução à Suma Teológica de S. Tomás de Aquino escrita por Martin Grabmann vem prestando bons serviços à formação do clero brasileiro há décadas. Desde seu lançamento em 1944, ajudou na missão dos lazaristas de estimular os seminaristas a se aproximar da obra do Aquinate, e não apenas dos manuais utilizados à época. O livro começa com uma explicação do ambiente medieval e dos estudos que eram conduzidos no século XIII, distinguindo, de um lado, as Disputationes ordinariae e sua redação literária, as Quaestiones disputatae; de outro, as Disputationes quodlibetales e sua relação escrita, as Quaestiones quodlibetales.
O texto didático de Monsenhor Grabmann prossegue com uma breve explicação da posição que ocupa a Suma Teológica na obra e na vida de Santo Tomás de Aquino. O terceiro capítulo mostra como explicar e utilizar a Suma Teológica, enquanto o quarto e último capítulo apresenta um plano da Suma, considerado muito útil ainda hoje por um dos maiores nomes da filosofia medieval do país, o prof. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento.
A presente edição teve o acréscimo de inúmeras notas para atualizar algumas das informações dadas por Martin Grabmann, tendo em vista os avanços dos estudos tomistas nos últimos cem anos. Ressalta-se seu caráter de Documento Histórico devido à importância que teve nas décadas de 1940 até 1970, e pela tradução – que coube a Francisco Lage Pessoa, o padre Lage – relevante personagem na história da Igreja católica brasileira do século XX. O volume traz, ao final, biografias do autor e do tradutor.
Para quem deseja saber por onde iniciar o estudo de S. Tomás de Aquino, ou como começar o estudo da Suma de Teologia de S. Tomás de Aquino, essa obra é a mais recomendada - até mesmo por sua trajetória de décadas de uso no ensino de teologia no país.
BAIXE UMA AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO ++AQUI++.
Título: Introdução à Suma Teológica de S. Tomás de Aquino
Edição: 3a.
Ano: 2022
Autor: Martin Grabmann
Tradutor: Francisco Lage Pessoa
Páginas: 168
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-65-86224-28-3
SOBRE O AUTOR:
Martin Grabmann nasceu em Winterzhofen, Baviera (Alemanha), em 5 de janeiro de 1875. Foi ordenado em 20 de março de 1898. Tornou-se terciário da Ordem Dominicana em 1921. Após a ordenação, foi enviado por seu bispo para estudar em Roma. Grabmann foi aluno do Collegium Divi Thomæ de Urbe, a futura Universidade Pontifícia de São Tomás de Aquino Angelicum em Roma (Itália). No Angelicum ele obteve um bacharelado, uma licenciatura e um doutorado em filosofia em 1901 e um doutorado em teologia em 1902. Grabmann foi nomeado professor de teologia e filosofia na Universidade Católica de Eichstätt em 1906.
A primeira de suas grandes obras, Die Geschichte der scholastischen Methode (A História do Método Escolástico), em dois volumes publicados em 1909 e 1911, fez uso extensivo de textos medievais inéditos. Após tal publicação, ele recebeu um doutorado honorário do Institut supérieur de philosophie de Lovaina em 1913. Grabmann foi chamado para a Universidade de Viena em 1913 para ocupar a cadeira de filosofia cristã na Faculdade de Teologia. Lá, ele completou uma pesquisa pioneira sobre a história do aristotelismo no século XIII, publicada em 1916 como Forschungen über die lateinischen Aristoteles- Übersetzungen des XIII.
Grabmann retornou à Baviera em 1918 para trabalhar como professor de teologia dogmática na Universidade de Munique. Suas pesquisas e publicações floresceram, incluindo 212 livros, artigos e resenhas. Entre 1921 e 1938, suas pesquisas o levaram à maioria das principais bibliotecas italianas especializadas em estudos medievais, bem como a bibliotecas na Espanha, França, Bélgica e Suécia.
Em 1919 publicou o Einführung in die Summa theologiae des heiligen Thomas von Aquin, que iria ganhar uma segunda edição ampliada em 1928, a partir da qual o padre Francisco Lage Pessoa faria a tradução para lançar esta Introdução à Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino.
Em 1936 publicou as Interpretações Medievais do Nous Poietikós com o título Mittelalterliche deutung und Umbildung der aristotelischen Lehre vom nous poietikós nach einer Zusammenstellung im Cod. B. III 22 der Universitätsbibliothek Basel.
Com a extinção da Faculdade de Teologia na Universidade de Munique pelos nacional-socialistas no poder, em fins de fevereiro de 1939, Grabmann foi aposentado. Quando a faculdade foi reconstituída em fins de 1945, retornou à Universidade como professor acadêmico, e lecionou até 1947. Faleceu em 9 de janeiro de 1949, em Eichstätt.
Em 1953 foi criado, na Universidade de Munique, o Instituto de Pesquisa Martin Grabmann, cujo objetivo é – na tradição de Grabmann – a pesquisa de teologia e filosofia medievais do ponto de vista teológico e dogma-histórico.
Editora de Livros de Filosofia, Ciências Humanas, História e Literatura Clássica, entre outros. Impressão sob demanda e venda exclusiva pela internet. Os livros são enviados pelos Correios, ou podem ser retirados em nosso escritório, com horário agendado, na rua Rua Terenas, 66, conjunto 6, Alto da Mooca, São Paulo, SP.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade