A Editora Madamu lança volume com ensaios, conferências e entrevistas de Federico García Lorca que vão aproximar o leitor brasileiro de um dos mais importantes intelectuais do século XX. A prosa do poeta teve seleção de textos, tradução e notas de Lelia Maria Romero, e revela um pensador encantado com sons, paisagens e costumes de Granada, profundo conhecedor da música e literatura de seu país, perplexo diante da modernidade mecanizada do Novo Mundo, e engenhoso articulador de uma teoria místico-fantástica para validar o espírito artístico de seu povo: el duende.
Estão presentes no volume algumas das mais importantes opiniões do escritor andaluz sobre a arte, o teatro, a poesia, a música, o folclore, a dança e as touradas, entre outros temas. Assassinado em 1936, a morte de García Lorca não calou sua voz. Pelo contrário, teve como efeito ampliar o alcance de suas ideias e escritos, sempre cheios de simbolismo e marcadamente influenciados por referências à cultura espanhola e ao folclore andaluz.
A tradutora, Lelia Maria Romero, há muito tempo estuda a cultura da Espanha medieval, a vida e a obra de García Lorca. Nas notas que acompanham cada texto, explicações que contribuem para contextualizar e conduzir o leitor nesta jornada de imersão no universo lorquiano, de grande intensidade dramática.
BAIXE UMA AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO ++AQUI++.
Título: A prosa do poeta
Edição: 1a. edição, 2024
Autor: Federico García Lorca
Tradutora: Lelia Maria Romero
Páginas: 304
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-65-86224-53-5.
SOBRE O AUTOR
Federico García Lorca (1898-1936) foi um poeta e dramaturgo espanhol, considerado um dos grandes nomes da literatura espanhola do século XX. Levou para sua poesia a paisagem e os costumes da terra natal. No teatro, destacam-se suas peças Bodas de sangue, Yerma e A casa de Bernarda Alba, representadas em todo o mundo.
Federico García Lorca nasceu em Fuente Vaqueros, província de Granada, Espanha, no dia 5 de junho de 1898. Filho de próspero negociante de açúcar e de uma professora, mudou-se com a família para Asquerosa, onde frequentou a escola primária. Em 1909, García Lorca mudou-se para Granada onde cursou a escola secundária no Colégio do Sagrado Coração de Jesus. Em 1914 ingressou no curso de Direito na Universidade de Granada por imposição da família, pois sua vocação era a poesia. Também revelou interesse pela música, pintura e teatro.
Em 1919 mudou-se para Madri onde continuou os estudos, diplomando-se em 1923. Nessa época, aproximou-se de grandes nomes da vanguarda artística espanhola. Tornou-se amigo íntimo de Salvador Dalí, Manuel de Falla, Luís Buñuel e Rafael Alberti. Em 1929 esteve em Nova York como bolsista da Universidade de Columbia, época em que escreveu poemas que só foram publicados após sua morte. Já de volta à Espanha, em 1932, criou e dirigiu a companhia teatral "La Barca" que percorreu as aldeias de todo o país encenando autores famosos como Miguel de Cervantes e Lope de Vega.
García Lorca foi fuzilado em Granada, no dia 18 de agosto de 1936, por ordem de oficiais da ditadura do general Francisco Franco, no auge de sua produção literária. Até hoje o assassinato não foi completamente esclarecido, e seu corpo jamais foi encontrado.
Editora de Livros de Filosofia, Ciências Humanas, História e Literatura Clássica, entre outros. Impressão sob demanda e venda exclusiva pela internet. Os livros são enviados pelos Correios, ou podem ser retirados em nosso escritório, com horário agendado, na rua Rua Terenas, 66, conjunto 6, Alto da Mooca, São Paulo, SP.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade