Em comemoração aos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a Editora Madamu lança dois volumes dedicados ao poeta maior da língua portuguesa. Os volumes foram organizados pela professora Marcia Arruda Franco (USP) e apresentam algumas raras cartas em prosa escritas por Luís de Camões, bem como as primeiras narrativas que se produziram sobre a vida do poeta, publicadas no século XVII, depois de sua morte ocorrida entre 1579 ou 1580.
VOLUME II - Vidas de Camões no séc. XVII
O segundo volume traz os primeiros relatos sobre a vida de Camões publicados ainda no século XVII. Estão presentes as narrativas sobre Camões escritas por Pedro de Maris (1613-6), Manuel Severim de Faria (1624), Manuel de Faria e Sousa (1639 e 1685) e João Franco Barreto (1663). São os relatos mais antigos de que se tem notícia, publicados poucas décadas após a morte do poeta (1580). O material foi editado, traduzido, anotado e organizado pela professora Marcia Arruda Franco (USP), com a colaboração do prof. Gustavo Borghi (USP).
O interesse destas vidas reside na construção da imagem do poeta maior da língua portuguesa ao longo do tempo. Como explica a profa. Marcia Arruda Franco, “num arco temporal de cerca de três décadas, Camões passa de súdito ingrato da coroa portuguesa, sem zelo pelo bem comum, a mártir da pátria que o negligenciou, resgatado como príncipe da poesia ibérica. A Vida do Grande Luís de Camões, de Franco Barreto, impressa em 1663, o tenta restituir a poeta dos portugueses, mas até em edições do século XIX, Camões será o príncipe da poesia épica e lírica de Espanha”.
OBSERVAÇÃO: A ecobag comemorativa, bem como o volume I da coleção Camões 500 anos, são vendidos separadamente.
BAIXE UMA AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO ++AQUI++.
Título: Vidas de Camões no século XVII
Edição: 1a. edição, 2024
Autores: Pedro de Maris, Manuel Severim de Faria, Manuel de Faria e Sousa e João Franco Barreto
Edição, introdução, tradução e notas: Marcia Arruda Franco
Páginas: 292
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-65-86224-64-1.
SOBRE A ORGANIZADORA
Marcia Arruda Franco é Professora Associada de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora de produtividade em pesquisa do CNPq, membro colaborador do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (CIEC), e membro do Conselho do Centro de Estudos Mirandinos (CEM) da Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda, Amares, Braga. Esta é uma produção do grupo de pesquisa Reescrever o século XVI CNPq/USP.
Editora de Livros de Filosofia, Ciências Humanas, História e Literatura Clássica, entre outros. Impressão sob demanda e venda exclusiva pela internet. Os livros são enviados pelos Correios, ou podem ser retirados em nosso escritório, com horário agendado, na rua Rua Terenas, 66, conjunto 6, Alto da Mooca, São Paulo, SP.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade