Um trabalho de erudição – assim pode-se definir Calidoscópio, obra de Ruth Guimarães sobre a figura universal do pícaro que, em terras brasileiras, é conhecido como Pedro Malasartes. Durante mais de 30 anos, Ruth recolheu a tradição oral junto a pessoas simples, do povo da roça e das cidades pequenas. Depois, tratou de fundamentar o trabalho com base em tudo o que aprendeu com Mário de Andrade, de técnicas de pesquisa folclórica, acrescentando notas de erudição. O resultado é este magnífico levantamento desse personagem macunaímico – de certa forma de caráter universal – que é o nosso Pedro Malasartes.
Quem nos conta o processo de criação do livro é Joaquim Botelho, filho de Ruth, na apresentação desta segunda edição. E aproveita para relembrar as palavras de Antonio Candido: “a sua produção [de Ruth Guimarães] se destaca pela coerência, pela inclinação constante no rumo da cultura popular, seja tratada como estudo, seja infiltrada como objeto de ficção. Basta lembrar aquele livro de estreia [Água Funda] e o posterior [Os Filhos do Medo]. No terreno da investigação, o coroamento desse pendor talvez seja o livro erudito sobre Pedro Malasarte, o herói folclórico que ela abordou no enquadramento multicultural do tipo-matriz, o “trickster”.
Dividido em três partes, Calidoscópio nos conduz pela jornada da tradição oral que gradativamente faz do Pedro Malasartes caboclo, comum entre nós, uma figura mítica, que anda pela Terra junto a Nosso Senhor, vai ao Céu, possui objetos mágicos, vinga os humildes, torna-se herói. O projeto gráfico da nova edição destaca as histórias que são reproduzidas a partir da tradição oral, e as diferencia dos textos elaborados por Ruth para contextualizar, comentar e analisar as narrativas. Nestes trechos Ruth resgata as semelhanças de Pedro Malasartes com o espanhol Pedro Urdemales, o alemão Til Ulenspiegel, o francês Mâchepied, o romeno Pacala, e o russo Nicolauzinho, entre outros.
BAIXE UMA AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO ++AQUI++.
Título: Calidoscópio - A saga de Pedro Malasartes
Subtítulo: Um estudo sobre a figura universal do pícaro
Edição: 2a. edição, 2023
Autor: Ruth Guimarães
Páginas: 372
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-65-86224-38-2.
SOBRE A AUTORA
Ruth Guimarães Botelho (1920-2014) foi cronista, romancista e tradutora, além de importante pesquisadora do folclore brasileiro. Formada em Letras Clássicas pela USP, lecionou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira por 35 anos em escolas da rede pública de São Paulo. Mãe de nove filhos.
Foi a primeira escritora brasileira negra a projetar-se nacionalmente desde o lançamento de seu romance de estreia, Água Funda, em 1946, livro aplaudido por Érico Veríssimo, Guimarães Rosa, Nelson Werneck Sodré e Antonio Candido.
Durante décadas, Ruth Guimarães colaborou com colunas permanentes de crítica literária em jornais de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Traduziu do francês autores como Balzac, Dostoievski e Daudet; do latim fez tradução de Apuleio (elogiada no Brasil e no exterior), e escreveu o Dicionário da Mitologia Grega, lançado em 1972 e reeditado em 2022.
Em 1972 Ruth Guimarães fundou e presidiu em Cachoeira Paulista a Academia Cachoeirense de Letras (atual Academia Cachoeirense de Letras e Artes, ACLA), primeira academia de letras da região valeparaibana. Era madrinha da Academia de Letras de Lorena, dando posse aos membros em 16 de agosto de 2009. Em 2008 foi eleita para ocupar a cadeira número 22 da Academia Paulista de Letras. Morreu em 21 de junho de 2014, aos 93 anos, em sua cidade natal, Cachoeira Paulista.
O romance Água Funda foi indicado como leitura para o vestibular da Fuvest dos anos de 2025 e 2026. O vestibular para ingresso na USP exige ao todo nove livros de leitura obrigatória que são representativos dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa e integram o conteúdo da prova de Português.
Editora de Livros de Filosofia, Ciências Humanas, História e Literatura Clássica, entre outros. Impressão sob demanda e venda exclusiva pela internet. Os livros são enviados pelos Correios, ou podem ser retirados em nosso escritório, com horário agendado, na rua Rua Terenas, 66, conjunto 6, Alto da Mooca, São Paulo, SP.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade