BAIXE UMA AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO AQUI.
"Em nova edição revista e ampliada, o livro "As Palavras e a Lei" mostra como o direito moderno substitui a pouco e pouco a noção objetiva da lei - como medida, regra ou régua (regula) - pela noção subjetiva, ou seja, mandamento, comando, ordem ou imperativo de alguém dirigido ou outrem. Do mesmo modo, o pensamento jurídico moderno afasta-se do conceito de justiça, abandonando-o a favor da ciência política ou da filosofia moral exclusivamente. Isto é feito detectando-se as noções pré-modernas, expressa nos medievais e primeiros modernos, e sua diferença com relação às ideias tardo-moderna e contemporânea.
Para estudantes de direito, advogados e todos aqueles que se interessam pela evolução do pensamento humano, o livro As Palavras e a Lei é fonte de preciosas informações. Com grande erudição e fluência, o jurista e historiador do direito José Reinaldo de Lima Lopes constrói uma análise profunda e minuciosa da trajetória do pensamento jurídico através dos tempos. Uma reflexão de grande interesse, que resgata aspectos fundamentais da história do direito e, simultaneamente, aponta os limites e impasses do pensamento contemporâneo.
Como afirma a profa. Elisa Pereira Reis na apresentação da obra As Palavras e a Lei, “o que mais salta à vista nesse esforço de ancoragem epistemológica é o rigor analítico do autor. Aliás, rigor lógico e clareza de exposição são os elementos primordiais que transformam esse trabalho de história das ideias em projeto ainda mais ambicioso. Ao se propor a “explorar a transformação do conceito de direito ao longo de um período da história que vai do século XVI ao século XIX”, o autor busca sobretudo evidenciar como a atividade discursiva constitui a especificidade das ciências sociais.”
Título: As palavras e a lei
Edição: 2a. (Revista e Ampliada)
Ano: 2021
Autor: José Reinaldo de Lima Lopes
Apresentação: Elisa Pereira Reis
Páginas: 346
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-65-86224-13-9
SOBRE O AUTOR
José Reinaldo de Lima Lopes é doutor (1991) e livre-docente (2003) pela Universidade de São Paulo. Professor titular da Faculdade de Direito da USP, fundador da DIREITO FGV em São Paulo, foi ainda professor visitante da Universidade da Califórnia (San Diego), da Nacional da Colômbia, da Universidade de Munique (Cátedra Rio Branco), da Universidade de Toulouse e da Universidade de Bordeaux, nas quais lecionou história do direito e teoria jurídica, e desfrutou de estadias como visiting scholar na Universidade de Roma (La Sapienza), na Maurer School of Law (Indiana University) e na Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique). É autor de vasta bibliografia técnico-científica na área do Direito, como Direitos sociais (teoria e prática), O direito na história, O oráculo de delfos: o Conselho de Estado no Brasil Império, História da Justiça e do processo no Brasil do século XIX, Curso de filosofia do direito: o direito como prática, bem como organizador de Supremo Tribunal de Justiça, Dicionário histórico de conceitos jurídico-econômicos, e Curso de história do direito - obra vencedora do prêmio Jabuti de melhor livro jurídico em 2006 (primeiro lugar). Por sua contribuição acadêmica, recebeu em 2010 a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Editora de Livros de Filosofia, Ciências Humanas, História e Literatura Clássica, entre outros. Impressão sob demanda e venda exclusiva pela internet. Os livros são enviados pelos Correios, ou podem ser retirados em nosso escritório, com horário agendado, na rua Rua Terenas, 66, conjunto 6, Alto da Mooca, São Paulo, SP.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade